Aqui estamos

Amigos amantes do mundo, este espaço é dedicado à vocês.
Aqui relato algumas de minhas experiências em viagens, na maioria das vezes, feitas sozinha. Fatos, experiências, histórias, lugares e pessoas fascinantes que encontrei pelo caminho. E é claro, algumas precauções para uma viagem tranquila e radiante.
Também aceito dicas e experiências alheias. Trocas serão sempre bem vindas.
Beijos

terça-feira, 27 de julho de 2010

A Maravilhosa Barcelona

Barcelona faz parte do capítulo da vida: lugares que TENHO que conhecer antes de morrer. Pois é, Barcelona é destino obrigatório para qualquer turista, principalmente os que buscam agitação e muita cultura.
A partir da estação de trem Chamartín em Madri, é possível reservar (compre a passagem com antecedência) um "coche" até Barcelona. Se puder pagar mais caro, prefira o fast train. Na ida, consegui comprar um lugar em um vagão leito, pois além de ser uma viagem noturna, dura aproximadamente 9 horas. São vagões pequenos (2 beliches super apertadas em cada vagão), onde era impossível se mexer e respirar, pois quase beijava o teto e ainda por cima, dormi abraçada a mochila, com medo de assalto. Barcelona além de muitos turistas, tem muito trombadinha...Atenção redobrada !!!
Chegamos cansadas na estação Sants e de lá tomamos um trem até a Praça Catalunya, no centro da cidade.
A língua catalã é bem diferente do espanhol dito em Madri. Várias palavras incompreensíveis que precisam de um símbolo ou uma dedução auxiliar.
Já havíamos reservado um hostel em Barcelona, há 4 quarteirões da Praça Catalunya, mas apesar disso demoramos umas 2 horas para achar o local (inexistente no mapa). Há muitas ruelas sem identificação, o que dificulta a localização. Os albergues em Barcelona são uma boa opção para mochileiros e hospedagens curtas.
Quando finalmente encontramos o hostel, o desejo era dormir. Infelizmente não me lembro o nome desse albergue, mas, além de ter banheiro compartilhado, comum nesse tipo de hospedagem, o quarto era sujo (vi baratas a noite), com apenas uma cama de casal. Por isso, vale a pena reservar antes em lugares com indicação de frequentadores.
Depois de tomar um resistente café da manhã, fomos curtir a cidade. Era verão e o sol brilhava.
Barcelona é realmente belíssima, com uma arquitetura autêntica e translumbrante, sem falar no povo, bem solícitos e sorridentes.
Optamos pelo ônibus turístico para conhecer um maior número de atrações. Há duas ou mais opções de rotas e você pode comprar o passe válido por 1 dia, assim é possível descer no lugares mais atrativos e esperar pelo próximo ônibus para continuar o passeio.
A primeira parada foi a Casa Milá ou La Pedrera, lá, além da arquitetura pode se apreciar também o museu Gaudí...Aplausos incessantes para esse gênio.
Passamos pela Diagonal, Plaza da España, pelo museu de Arte Nacional da Cataluña, pueblo espanyol, Montjuic, Fundació Miró e pela Vila Olímpica, região portuária (Port Vell) revitalizada para sediar as Olimpíadas de 92, ao final da famosa Ramblas, que se inicia na Plaza Catalunya, que abarca bares e restaurantes, praia, coqueiros, veleiros e iates e muita gente bonita.
A noite fomos para o Maremagnum, um espaço com casas noturnas, bares e restaurantes, próximo a Vila Olímpica. Você pode cambiar de um lugar a outro, mas como em Madri, os homens são bem salientes e sem reservas para expressar o seu desejo sexual.
No dia seguinte fomos ao Museu Picasso. MARAVILHOSO !!!! Depois seguimos a Sagrada Família, que também dispensa apresentações. Mas não vale a pena entrar na igreja, ainda inacabada, fique apenas admirando e fotografando a parte externa.
O bairro gótico e a sua catedral também são atrações indispensáveis. Em decorrência da Festa de São Thiago, o bairro estava lotado, principalmente de "velhinhos", dançando e cantando, super animados. Na volta para o hotel, encontramos uma senhora muito fofa no metro que conversou conosco e até nos convidou para tomarmos chá em sua casa. Uma graça!
Quando voltamos ao hostel, conhecemos um americano muito bonito, o Billy, que também estava viajando sozinho pela Europa. As meninas se empolgaram com o rapaz e o convidaram para sair a noite. E é claro que ele aceitou.
Primeiro fomos ver o espetáculo das águas na praça em frente ao Museu de Arte Cataluña. Muita luz e música, diante de um grande show. Depois, fomos novamente no Maremagnum e em seguida a uma boite mais afastada (Luna Mora, ao lado do Planet). As danceterias fora do complexo do Maremagnum são mais sofisticadas, mas também cobram taxas caras e gostam de implicar com estrangeiros, portanto, vista-se discretamente. Por sorte, um dos seguranças do local era brasileiro e facilitou a nossa entrada (o local estava lotado) e também permitiu a entrada do Billy que, por ter o cabelo raspado, foi proibido de entrar pela porta da frente.
Mais esse tal de Billy acabou dando dor de cabeça. Bonitinho, mas ordinário. Dançava muito e sobre o palco, se exibindo demasiadamente. De repente sumia...Comportamentos muito estranhos. Até que ressurge, carregado por um segurança que o encaminhou para fora do local. Fomos ver o que estava acontecendo e Billy nos disse que foi retirado do banheiro porque estava dormindo, mas segundo o segurança brasileiro, ele foi pego cheirando cocaína. O pior é que o americano disse aos seguranças que estava com a gente e é claro, fomos chamadas para esclarecer o assunto. O nosso amigo segurança nos disse que, se essa cena tivesse acontecido na rua, poderíamos ter sido encaminhadas a delegacia e imediatamente extraditadas. Pode !!!!
Não satisfeito, a criatura americana ficou esperando a gente sair da boite e nos seguiu. Tivemos que pegar um táxi e ficar rodando pela cidade para despistá-lo, isso às 6 da manhã. Aproveitamos para ver o nascer do sol na praia. Belíssimo!
No domingo, cansadas, fomos até o Parque Guell, que transpira Gaudí. Mas estava tão insuportavelmente lotado, em decorrência do Festival de Verão, que assim que conseguimos um espacinho para sentar, nos prostramos.
Estudantes são costumeiramente escassos de dinheiro e comigo não foi diferente. No último dia em Barcelona, já estávamos pobres e tivemos que recolher todos as moedas para conseguir comer. Dividimos no café da manhã, uma porção de churros com chocolate (imperdível) e no almoço 2 pequenos sanduíches de atum, para 4 pessoas. É, vida dura!
A volta para Madri foi um pouco (para não dizer muito) pior que a ida. Não conseguimos vagão leito, então voltamos sentadas em um vagão minúsculo, com 8 poltronas (4 de cada lado) sem espaço para esticar as pernas e muito menos deitar. Não podia ser diferente: 10 horas de viagem, sem pregar os olhos.
Mas o final de semana foi inesquecível !!!

Dicas:
  • Ramblas: dois km de bares e restaurantes 24 horas, visite também o Mercado de San Joseph (La Boqueria) e a antiga fábrica de tabacos das Filipinas.
  • Nou Camp: estádio do Barcelona, aproveite para ver o museu.